top of page
Clavé Yoga Azul PNG Logo.png
“A estabilidade da mente vem da experiência de um estado luminoso e sereno.”
-Patanjali
A final, o que é yoga?
Meditation
Você não precisa ir para as montanhas dos Himalaias para descobrir aquilo que está oculto no seu próprio "eu". Será que alguém precisa de um espelho para ver um bracelete no seu próprio braço? Então, o supremo está dentro de você. Há apenas a necessidade de remover o véu do ego."
- P.R. Sarkar

É difícil definir Yoga em poucas palavras, tanto a sua definição morfológica, quanto seu significado subjetivo. Pois a própria palavra Yoga é traduzida com mais de 50 definições diferentes.

Entretanto, trago aqui as definições mais institucionalizadas dentro dessa filosofia.

 

A palavra Yoga vem da palavra ‘Yuj’ que significa refrear, integrar, unir. E assim, a palavra ‘Yoga’ tem sido mais recentemente traduzida como União. E dentro desse conceito de união o nosso primeiro entendimento sobre o Yoga é de que a nossa mente é una com o nosso corpo e com nosso espirito. E de que Todos Somos Uma unica Consciencia integrada com todo o universo, ou seja, isso inclui, todos os seres humanos, a natureza, os animais, outros planetas... em fim: Absolutamente tudo!

Portanto, Todos Somos Um!

.

Segundo o Yoga Sutra de Patanjali (livro onde está compilada a teoria Yoga - ano 250 a.C.), Yoga é, ou tem como objetivo, a parada voluntária dos pensamentos. Yoga é parar as turbulências da mente e, entre outras definições, seria o domínio de entrar e sair de um estado de consciência (estado sem pensamento) de forma simples. Ou seja, Yoga seria uma técnica para se atingir ‘Dhyana’, que é o estado da meditação.

Clav%C3%A9%20Yoga%20Azul%20PNG%20Logo_ed

Portanto, o praticante de Yoga busca ter controle ou domínio de entrar no estado de meditação com cada vez menos esforço. E o objetivo de entrar nesse estado de meditação é atingir uma diminuição das frequências neurológicas, desacelerando os pensamentos, permitindo melhor aprendizagem, criatividade e desempenho de tarefas.

Desse modo, entende-se que as posturas corporais, as entoações de mantras, assim como exercícios respiratórios e outras tantas técnicas utilizadas dentro do Yoga, são apenas ferramentas que a Filosofia Yoga utiliza para preparar o nosso corpo e a nossa mente para a meditação.

Sendo assim, qualquer um pode praticar yoga, utilizando a técnica (ou as técnicas) que julgar melhor para si. Yoga é, antes de tudo, sobre aprendermos a controlarmos a nossa propria mente.

#VocêAceitaoConvite?

Diversão no Yoga

“Yoga é música

O corpo é instrumento

A mente é o músico

Sua respiração é o tom

E você toca a música!

Aprenda a musica! Ouça...

Tranquilize a sua alma e a do coletivo”.

bottom of page